O processo CertiGov: por que ser uma empresa certificada?

Em nossos contatos iniciais com empresas que têm dúvidas sobre a certificação costumamos ouvir muito uma pergunta das que já têm credibilidade por muitos anos de atividades corretas e bom faturamento e relacionamento com clientes do governo e com os parceiros comerciais, que é o por quê elas precisam de uma certificação.

A resposta é dada exatamente pelo conceito que a certificação traz, ou seja, um olhar externo, imparcial e independente, feito por profissionais especializados e atualizados no assunto, que resulta na entrega de um relatório com as análises feitas durante o processo, que serve como comprovação para o mercado e sociedade sobre as ações feitas pela empresa e também recomendações a serem utilizadas pela empresa certificada para sua melhoria contínua nos temas auditados. Esse olhar dá maior credibilidade ao não ser uma auto declaração.

Além disso, as questões de compliance unidas à transparência nas relações comerciais com agentes públicos são essenciais nos dias de hoje. As empresas que não se adaptarem elaborando e assegurando a aplicação de suas diretrizes por colaboradores, terceiros, representantes e qualquer pessoa que trabalhe em seu nome, perderão espaço de mercado. E sem os controles adequados, podem perder toda a sua reputação da noite para o dia.

A CertiGov, única certificação que atesta compliance em boas práticas em vendas ao governo, auxilia as empresas a comprovarem que estão preparadas para atuarem dentro de princípios éticos que todos os stakeholders esperam através desse olhar técnico e imparcial.

Ao serem analisados vários aspectos do assunto, abrangendo as políticas da empresa, autoconhecimento e cultura organizacional, estrutura e práticas para controle e prevenção de corrupção e suborno, práticas aplicadas nas atividades de vendas ao governo, a CertiGov consegue ter um panorama geral das empresas auditadas para tecer seu parecer e o resultado da certificação.

Já são cerca de 80 empresas que passaram pelo processo CertiGov desde 2018, com nosso time de especialistas multidisciplinares fornecendo pareceres também alinhados com as exigências de comprovação de programas de integridade para os licitantes de vários estados.

Se você ainda tem dúvidas e curiosidade sobre esse ou outros benefícios da certificação CertiGov, entre em contato com a gente.

Autora:

Carolina Thomé Utida

Diretora e auditora líder da CertiGov

Especialista em sistemas de gestão