Auditoria ou Consultoria? O que (não) esperar da CertiGov?


“Procurei a CertiGov porque acho importante que minha empresa tenha um certificado para comprovar a adoção de um programa de compliance em licitações.”

Excelente iniciativa! O selo CertiGov atesta compliance em processo de vendas para governo; a legislação e a própria sociedade estão cada vez mais exigentes quanto a isso; e o próprio mercado espera isso da sua empresa.

O que merece destaque, no entanto, é o fato de se tratar de uma certificação e não de uma consultoria. O processo de certificação CertiGov vai auditar aquilo que você já tem, e não orientá-lo quanto aos materiais a serem elaborados ou às práticas a serem seguidas.

Isso quer dizer que não dá para se esperar o início do processo com argumentos do tipo “Não temos nada escrito nem fazemos controles, medições, treinamentos e tal, mas todo mundo da empresa sabe…” ou “Estamos já preparados para vender para o setor público, com equipe e tudo, mas nunca vendemos e queremos que a certificação nos ‘oriente’”.

Por que não? Bom, primeiramente porque a assinatura do contrato já pressupõe, obrigatoriamente, que a empresa:

i.      tenha regras escritas de ações antissuborno e anticorrupção; e

ii.    atue no fornecimento ao setor público

“Ok, minha empresa cumpre os itens acima e já assinei o contrato!”

Ótimo, está no caminho certo e será contatado para agendamento de reunião e solicitação de materiais prévios (organograma, lista de colaboradores, política/diretrizes antissuborno e anticorrupção, fluxograma de processo de vendas para governo) para dar início ao processo.

Naturalmente, você terá oportunidade de esclarecer suas dúvidas já nesse nosso primeiro contato. Porém, para que a reunião de kickoff seja bem produtiva e ANTES se de iniciar o processo de certificação, o ideal é responder afirmativamente as seguintes perguntas:

  1. Já se familiarizou com a Metodologia descrita no anexo do contrato?
  2. As diretrizes aplicam-se ao seu negócio? Estão atualizadas? Os colaboradores as conhecem?
  3. Já pensou quem deverá ser o ponto focal na sua empresa?
  4. A empresa está apta a participar – e comprovar participação em – licitações?
  5. Possui e já entregou o material solicitado para a primeira reunião?

As perguntas 1 e 2 acima remetem diretamente ao ponto do início, o de não se tratar de uma consultoria. Para que a empresa seja certificada, é necessária aderência aos critérios de auditoria a que será submetida. Daí a necessidade 1 de a empresa estar familiarizada com o que será considerado ou, ao menos, de esclarecer suas dúvidas quanto aos aspectos, níveis, preparação e demonstração. Quanto ao item 2, é imprescindível que a política da empresa reflita seus negócios e ações, esteja atualizada e seja conhecida por aqueles que devam seguí-la. Se for diferente, para que ela serviria?

Com todas essas reflexões e lições de casa feitas, seguimos para nossa reunião de kickoff, com relevância na apresentação das etapas do processo, comprometimento da alta direção, engajamento do ponto focal, esclarecimento de dúvidas levantadas pela equipe auditora sobre o material previamente entregue, aprofundamento de informações sobre atribuições, cargos e pessoas para escolhas de nomes a serem entrevisados.

E a partir daí, que seja um bom processo! Para saber mais detalhes sobre o kickoff ou qualquer outra etapa, entre em contato com a nossa equipe através do e-mail: contato@certigov.com.br ou +55 (11) 95923-5616.

Cláudia Ferrari

Diretora Executiva & Relacionamento

claudia.ferrari@certigov.com.br

www.certigov.com.br