Confiar na equipe, nos parceiros de negócio e nas pessoas com quem nos relacionamos profissionalmente é uma parte importante para a saúde dos negócios. Mas com a sociedade e as leis que a regem em constante mutação, é preciso manter a todos que trabalham para a empresa e/ou atuam em nome dela sempre atualizados sobre as condutas e procedimentos esperados.
É compromisso da empresa comunicar sobre as condutas esperadas de sua equipe, desde normas e procedimentos até comportamentos e postura adequada à cultura da empresa. Importante, muitas vezes o que parece óbvio também precisa ser dito, os valores da empresa precisam ser disseminados não apenas na teoria, mas na prática. O assunto precisa estar na mesa.
Estabelecer regras claras sobre despesas, reembolsos, condutas de negociação, procedimentos esperados em especial para atividades mais sensíveis é valioso, devendo ainda serem periodicamente atualizados em conteúdos e treinamentos para todos, para que a empresa reforce os conceitos pertinentes e se proteja de interpretações equivocadas, atuações inapropriadas ou outras situações indevidas.
Uma relação de confiança entre as equipes e parceiros se estabelece a partir do conhecimento e alinhamento das informações e relacionamento desenvolvido com uma comunicação contínua. Confiar provendo informações é um ótimo meio de manter a empresa alinhada a requisitos legais e normas sociais dos meios em que a empresa está inserida.
Empresa íntegra é empresa próspera! Curta, divulgue, compartilhe esse post e essas informações!
Autora: Carolina Thomé Utida
Diretora e auditora líder da CertiGov
Especialista em sistemas de gestão