No dia 26 de setembro celebramos o dia do orgulho de ser auditor, em que é muito usada a hashtag #auditorproud nas redes sociais. Nós da CertiGov compartilhamos esse orgulho ao fazer parte de grandes mudanças de cultura em muitas empresas através das auditorias realizadas.
Mas para falar do papel do auditor, precisamos saber o que ele faz.
O entendimento do que é ser um auditor, para muitas pessoas, é daquela pessoa que analisa as finanças e contabilidade de uma empresa, mergulhado em planilhas e mais planilhas, mas a realidade está longe de ser apenas isso, já que há muito mais temas que podem ser auditados e em formatos diversos de auditoria. Na CertiGov, por exemplo, as auditorias não são financeiras ou contábeis, mas sim sobre o sistema de gestão das empresas auditadas em relação aos seus processos e controles de integridade e processos de vendas ao governo, com análise documental, pesquisas, reuniões e entrevistas.
Auditar, portanto, é analisar dados, informações, relatos e demais evidências sobre um assunto, com base em critérios, de forma objetiva, imparcial, atenta, ouvindo e observando tudo que for possível dentro do tempo e da amostragem viável para ter um parecer justo da situação, fazer uma “fotografia” do momento auditado.
Essa fotografia, documentada nos relatórios de auditoria, servirá de base para que as organizações auditadas façam uma autoanálise, abrangendo e expandindo as observações do auditor para outras possíveis situações similares e atividades que possam não ter passado diretamente pelo processo de auditoria para poderem implementar atualizações, adequações e melhorias.
Porém, o auditor não é um tipo de consultor que dará recomendações e dicas do que a empresa deve fazer, nem no momento da auditoria nem depois. Como já dito, as auditorias consistem em coletar e absorver dados e informações, compará-los aos critérios da auditoria em questão e compilar o que é atendido ou não nos relatórios Muitas vezes só é possível tecer um resultado com a junção de todas as evidências coletadas – as vezes por mais de um auditor e processos, a depender do dimensionamento da auditoria, não sendo possível fornecer resultados parciais ao longo do processo, cabendo à empresa auditada implementar o que for melhor para a evolução da gestão do tema após o recebimento do resultado final.
É muito importante, assim, que as auditorias sejam periódicas para que os ciclos sejam completos, começando com a devida importância sendo dada ao tema, a implantação de processos e controles, avaliação (auditorias internas e externas) e melhorias, com posterior repetição desse ciclo para constante aperfeiçoamento do tema. Isso torna os ciclos de auditoria muito prazerosos para toda a equipe auditora, quando, ao voltarmos às organizações, percebemos as evoluções desde a primeira auditoria.
Esperamos que você, assim como nós, perceba a importância e o papel do auditor nos processos de melhoria dentro da sua empresa.
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