Carolina Utida, sócia e CEO da certificadora CertiGov
O processo de certificação gera autoconhecimento e melhorias nas empresas, confira alguns itens que costumamos ver após a empresa obter a certificação.
Quando uma empresa se prepara para um processo de auditoria é natural que se enxergue como pronta para a avaliação, mesmo que faça algum preparo pré-processo.
Mas na prática, o que ocorre é que através do olhar externo da equipe auditora, com foco no entendimento da empresa, do que é feito e para que, para analisarmos e avaliarmos toda a suficiência e adequação do que é apresentado sobre a estrutura sendo auditada, acabam ocorrendo algumas mudanças posteriores pela própria empresa. Com as perguntas feitas nas entrevistas, com os questionamentos feitos para entendermos sobre os processos internos e controles que a empresa possui, é natural que, ao explicar o porquê de tudo, as pessoas também se questionem sobre a necessidade e o modo do que fazem e do que não fazem, revendo seus controles e levando a empresa à melhoria contínua quando o processo de certificação é finalizado.
Veja aqui 5 dos pontos que as empresas costumam melhorar no seu processo de auto avaliação, após a certificação:
– Evolução no conhecimento organizacional: análise das atividades realizadas para incluir as que não são tão óbvias, mas podem trazer riscos à empresa, nos controles realizados
– Competências e conhecimento: treinamentos de todas as pessoas da empresa, até as menos expostas a riscos maiores, que devem conhecer os riscos próprios de suas atividades, recebendo informações direcionadas e reforços periódicos sobre o tema, para manterem-se em alerta aos riscos existentes
– Linguagem das diretrizes: revisão dos documentos para que “falem” com a equipe para não serem guias orientativos mais efetivos
– Suficiência dos controles: revisão com foco no que é feito, se é suficiente, se são obtidas todas as informações necessárias através dos controles feitos
– Adequação dos controles: revisão da sistemática, se o modo como é feito mais ajuda ou atrapalha do processo, se há meios de obter informações e chegar a resultados de forma mais eficiente
E para mais dicas, acompanhe nosso blog, no nosso site e nossas redes sociais!