Três vantagens de empresas com certificação CertiGov em vendas ao governo

Vender ao governo exige um alto nível de conhecimento, transparência, integridade e conformidade com a legislação vigente. Empresas que desejam atuar nesse mercado precisam estar preparadas para atender às rigorosas exigências legais e éticas. Nesse contexto, a CertiGov se torna um diferencial estratégico para empresas que vendem ao governo.

1. Credibilidade e confiança no mercado

A certificação CertiGov atesta para o mercado que a empresa adota as melhores práticas de compliance antissuborno e anticorrupção em vendas ao governo e esse reconhecimento gera credibilidade junto a órgãos públicos, parceiros comerciais e investidores. Na atual metodologia, iniciada em outubro de 2024, é avaliado de forma mais profunda o conhecimento da empresa em relação a seus concorrentes, a capacidade de entender qual o melhor produto ou serviço para oferecer no certame dentre outras questões mercadológicas e comerciais, se tornando assim diferencial competitivo da empresa dentro do certame.

2. Conformidade com a legislação 

A Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013) fomenta empresas a adotarem procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades a serem considerados em aplicação de sanções. Já a Lei de Licitações (Lei nº 14.133/21) dispõe que a implantação ou o aperfeiçoamento de programa de integridade, conforme normas e orientações dos órgãos de controle, será considerado como atenuante de penalidades em infrações previstas nessa lei (Art.156), bem como em desempates em certames (Art.60), além de ser obrigatório em contratações de obras, serviços e fornecimentos de grande vulto (Art.25). A CertiGov verifica e atesta que a empresa certificada possui um programa de integridade que atende a essas normas.

3. Valorização da imagem corporativa

A sociedade e o mercado valorizam cada vez mais empresas comprometidas com a ética e a transparência. A certificação CertiGov chancela a reputação da empresa, mostrando que além de saber participar de processos licitatórios, a empresa adota padrões elevados de governança e integridade em suas rotinas, o que pode impactar positivamente na captação de clientes e investidores.

Dito isso, a CertiGov não é apenas um selo de conformidade, mas uma ferramenta estratégica que fortalece a reputação corporativa, amplia as oportunidades de negócios e promove uma atuação sustentável e ética no setor público. Investir na certificação é um grande passo para empresas que querem crescer com integridade e competitividade no mercado.

Autora: Thais Tonucci

Gerente de Operações CertiGov