Combate à corrupção não para nem em meio à pandemia

Uma coisa que todos sabemos é que o combate a corrupção não pode parar, seguindo inclusive uma tendência de alta! Seja através de leis que exigem programas de integridade das empresas que licitam com o poder público ou que estruturam os próprios órgãos do governo para terem seus programas de integridade, seja com ações da iniciativa privada, ou da própria sociedade.

Dentre essas iniciativa, uma que nos dá muita satisfação e colabora para demonstrar o quanto as empresas brasileiras ou que atuam em território nacional apoiam esse movimento é a quantidade de organizações certificadas pela CertiGov.

Mesmo em meio a toda a turbulência que a pandemia de coronavírus trouxe, empresas inteiras, partindo da alta direção e permeando pelas demais áreas e funções, têm unido esforços em prol de iniciativas internas anticorrupção, antissuborno e de boas práticas ao lidar com agentes públicos, especialmente nos processos licitatórios.

Para colocar em números, podemos dizer que desde março de 2020, foram 10 novos certificados emitidos, estamos com 6 empresas em processo, 1 empresa passou pela recertificação e nada menos que 32 empresas passaram pelo processo de manutenção anual com êxito, ou seja, após um ano da obtenção do seu certificado, demonstraram que mantiveram ou melhoraram seus controles internos e continuam atendendo aos critérios de certificação.

Para toda a nossa equipe é gratificante observar que não importam as adversidades, as empresas veem o valor não apenas da certificação, que demonstra ao mercado, ao governos e a sociedade como um todo que suas práticas são chanceladas por uma certificadora qualificada e imparcial, mas também no reforço das boas práticas internas, que são consolidadas e reforçam a cultura contra as condutas tão combatidas de corrupção suborno e outras fraudes ainda cometidas.

Esperamos cada vez mais que esse movimento se fortaleça e que as empresas deem o devido valor às melhores práticas. Estaremos aqui para fazer esses números crescerem!

Autora: Carolina Thomé Utida

Diretora e auditora líder da CertiGov

Especialista em sistemas de gestão