No dia 1º de abril de 2025, a nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021) completou quatro anos de vigência, reforçando a importância do compliance e da transparência nas contratações públicas. Uma das exigências trazidas pela legislação é que empresas licitantes comprovem que possuem programas de integridade implementados. Nesse cenário, a certificação CertiGov surge como um diferencial estratégico para empresas que vendem ao setor público.
A CertiGov é a única certificadora no Brasil que audita e certifica o compliance e as boas práticas de vendas ao governo de empresas privadas, atestando que as empresas estão alinhadas às melhores práticas de compliance, especialmente nas atividades com interações com agentes públicos. O processo de certificação da CertiGov avalia aspectos essenciais como:
· Análise e gestão de riscos;
· Gestão de colaboradores, terceiros e parceiros (due diligence);
· Canal de denúncia e sistemática de tratativas estruturados;
· Conhecimento aprofundado sobre concorrentes, clientes e legislação de licitações;
· Regras comerciais, de comissões, por exemplo, que devem estar alinhadas com as políticas de compliance da empresa;
· Infraestrutura preparada para atuar no setor público; entre outros.
A avaliação da CertiGov vai além da documentação, não certificando “programas de papel”: entrevistas com colaboradores verificam se os conceitos de compliance e as boas práticas em vendas ao governo são absorvidos e aplicados no dia a dia da empresa por todos os envolvidos. Essas verificações buscam a comprovação se há cultura organizacional forte e se os discursos estão alinhados às práticas e diretrizes determinadas pela empresa.
Com a exigência legal de programas de integridade, contar com uma certificação abrangente, independente e reconhecida como a CertiGov não apenas demonstra compromisso com a ética e transparência, mas também facilita o trabalho do próprio poder público ao oferecer uma avaliação externa e isenta sobre a empresa licitante.
Estar certificado pela CertiGov é mais do que um diferencial competitivo: é uma demonstração de credibilidade para participar de licitações com segurança e conformidade. Sua empresa está pronta para essa nova realidade?
Carolina Utida
Auditora Líder